Oi amores, hoje retornei pro blog para falar pra vocês sobre algo que tenho comentado com muitas garotas: cronograma capilar. Ele é um dos motivos da recuperação que meu cabelo está tento depois de uma descoloração. Além de pintura e inteligente.


Cronograma capilar é uma agenda do seu cabelo criada para repor todos os nutrientes que perdemos. É claro que cada um pode montar sua agenda capilar de acordo com o que mais gosta, ou do efeito que mais gosta nos cabelos. Ele dá um resultado incrível e restaura os fios, porque é composto pelos três tratamentos que o cabelo mais precisa: hidratação, nutrição e reconstrução. Antes de aderir ao cronograma é necessário saber do que seu cabelo precisa. E assim focar em mais uma etapa ou na outra. 


Uma dica muito legal e que dá super certo, é fazer o teste de porosidade do cabelo. Basta colocar um fio de cabelo em um copo de água e ver o resultado. Assim fica bem mais fácil de você fazer seu cronograma certinho 😉😉

CRONOGRAMA CAPILAR OFICIAL

No primeiro mês, o mais indicado para que vai fazer o cronograma capilar, é seguir a tabela oficial. Com o decorrer do tempo, você pode fazer a sua tabela usando aquele tratamento que você mais gosta. Como você pode ver na tabela abaixo, o cronograma capilar oficial é composto por 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução mensal. Cada passo é feito em dias alternados com intervalo de 48h.


MINHA AGENDA CAPILAR

A tabela abaixo é a minha agenda ou cronograma, está adaptado às necessidades do meu cabelo. Comecei a fazer logo depois de uma descoloração que fiz, senti que meu cabelo estava quase emborrachando e as pontas estavam super secas. Fora que ele tava com o aspecto de quebradiço. Fiz o teste do copo e o fio boiou, ou seja, precisa de hidratação. Confesso que não fiz a tabela oficial, pois lavo meu cabelo apenas duas vezes na semana porque se passar disso, ele fica super ressecado. 


O QUE VOCÊ PRECISA PARA COMEÇAR SEU CRONOGRAMA?

Não muito, meninas!... Apenas uma boa máscara de hidratação que você tenha em casa, não precisa ser cara, pois nem sempre o que é caro é melhor. Um óleo vegetal ou uma máscara de nutrição. E uma queratina líquida para usar com a máscara ou uma máscara com alto teor de queratina, que também é super barata. Lembrando que 

ETAPAS DO CRONOGRAMA CAPILAR:

Etapa 1 - Hidratação

Devolve a água do cabelo, sua fórmula contêm pantenol. Se seu cabelo está sem brilho, armada e ressecado, ele precisa de hidratação. Então foque mais nessa etapa, mesmo que seu cabelo seja oleoso, pois ela não danifica os fios. Essa fase do cronograma deixa seu cabelo macio, sedoso e com balanço. Te garanto!

Dicas de produtos: Eu uso o Monange rosa e amo ❤ 


Etapa 2 - Nutrição ou Umectação

Essa etapa pode ser feita a cada semana ou ou a cada 15 dias. A função é devolver líquido aos fios, deixando a oleosidade necessária. Essa é a fase que temos o resultado mais imediato! Depois que fiz a descoloração, meu cabelo ficou cheio de frizz, pontas duplas e ressecadas. Comecei a fazer a nutrição com umectação com óleo de coco extra virgem e pasmem, as pontas ficaram recuperadas em apenas 15 dias e os frizz diminuíram bastante, lembrando que estou fazendo o cronograma há um mês!

Dica de produtos: Eu uso anabolizante da Natumaxx


Etapa 3 - Reconstrução

A reconstrução é responsável por repor as proteínas dos fios. Só cuidado com o excesso de queratina! Essa etapa só pode ser feita a cada 15 dias ou uma vez por mês, se sempre depois da hidratação e nutrição. Lembre-se sempre de retirar bem o produto, principalmente se você for usar o secador ou a prancha depois. Se você deixar a queratina no cabelo ele pode queimar com o calor e deixar aquelas pontas ressecadas e quebradiças. 

Dicas de produtos: Eu uso o dream cream da Lola Cosméticos


MAS POR ONDE COMEÇO?

É necessário você começar um cronograma capilar pela hidratação. Não adianta fazer uma hidratação uma vez por mês e de vez em quando uma umectação, pois o seu cabelo não vai evoluir. Tente seguir a risca! Também não vale deixar de fazer por falta de produtos, hoje em diz você encontra produtos super baratos que dão muito mais efeitos que os caros. Não se iluda!

Por hoje é isso, meninas! Espero que tenham gostado, vou continuar falando mais sobre esse assunto e quero saber de vocês se estão fazendo o cronograma. Podem me indicar produtos também, ok?

Beijos 







Um Comentário

  1. Gente eu vivo vendo essa coisa de cronograma capilar, mas tenho uma preguiça de fazer ahhaa pq geralmente é só shampoo e condicionador né ahahhaha a pessoa aqui não cuida tanto assim do cabelo como eu gostaria ahahahha

    mas sério é o primeiro post que eu consigo entender de verdade o que é e como fazer esse cronograma! Tudo muito explicadinho, vou deixar guardado aqui pra quando a preguiça sair ahahah

    Muito bom mesmo!
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse. Esse espaço é seu!
Espero que tenha gostado do blog e volte sempre!