Google imagens


Não sei se tem algum rapaz que ler o Café com flores, mas peço licença pois a postagem de hoje é direcionada para as meninas. 

Você é daquelas que gosta de futricar com aparelhos, configurar coisas e ir afundo para descobrir até onde as coisas podem chegar, matemática e lógica são seus pontos fortes? Então você pode ser mais uma mulher na área de TI. Saiba que estas características são essenciais para um bom profissional de tecnologia da informação. O mercado de tecnologia carece muito de novos profissionais, a acensão da área já vem de alguns anos e a necessidade por profissionais está maior do que a capacidade de formação destes. 

Eu fiz faculdade de jornalismo até o sexto semestre. Infelizmente aqui na minha cidade, esse mercado é muito fraco. Comecei a trabalhar em uma empresa onde me "jogaram de pára-quedas" no setor de informática, e o resultado foi somente um: resolvi trocar de área. 


Para muitos essa profissão é uma das mais bem remuneradas que existe. Sim e não. Vai depender do estado onde você mora, de qual área de TI você está seguindo e como está sua qualificação profissional (cursos, certificações, etc) A mulher na área de tecnologia está crescendo aos poucos. Infelizmente algumas desistem por motivo de salário: têm os mesmo cargos que os homens mas a remuneração é bem menor. Aí é hora de enfrentar novos obstáculos: perder promoções para colegas homens menos qualificados, ouvir piadas machistas e até receber propostas para ser deslocada para áreas “menos técnicas”. Bom, não vejo isso como empecilho se você realmente ama o que faz. Vejo isso como uma forma de se esforçar e crescer mais ainda! Mostrar que é capaz e que pode mais! Embora a história da computação seja marcada por contribuições de grandes mulheres, como Ada Lovelace, Grace Hopper, Irmã Mary Kenneth Keller e Hedy Lamarr, as mulheres ainda ocupam o segundo plano neste mercado. 


Separei algumas dicas pras meninas que, assim como eu, tem coragem pra enfrentar esse mercado: 


1 - Escolha um curso adequado: Se você não quiser se jogar de cara em uma faculdade, você pode começar com um bom curso técnico. Existem vários nessa área: montagem e manutenção de computadores, rede local e wireless, cabeamento e banco de dados, linguagem de programação. Você se identificando com algum deles pode começar a escolher seu curso tecnológico ou superior em alguma faculdade. 

2 - Dedique-se aos estudos: Antes de fazer as inscrições para os vestibulares e outros cursos de TI, é recomendável checar o conteúdo das provas e gabaritos nos sites das instituições. Assim você consegue chegar seu próprio nível através de exames antigos. Cursos técnicos on-line são uma ótima solução para conhecer novas áreas em TI, assim como aumentar a sua abrangência de conhecimento. 

3 - Procurar um emprego: A experiência que tive no primeiro emprego foi ótima, iniciei trabalhando meio turno e tudo que podia aprender eu buscava me aprofundar mais. Durante seis meses foi uma batalha pelo aprendizado, nunca ter atuado com TI foi uma barreira enorme para eu dar o primeiro passo na minha carreira. A perseverança e desejo pelo que estava fazendo foram os impulsos necessários que tive para continuar esta árdua caminhada. Mudei de empresa, nessa empresa subi de cargo e ainda tenho muito o que aprender. 

4 - Acompanhe outros profissionais: Acompanhar profissionais que atuam a algum tempo é uma ótima forma de se manter atualizado, estas pessoas sempre vão compartilhar coisas úteis que lhe traçarão o caminho das pedras. Torne-se amigos destas pessoas, elas não mordem. Só não seja um carrapato ou um stalker, você pode fazer perguntas as pessoas, mas não o dia inteiro. 

5 - Estude línguas: Aprender outras línguas, principalmente o inglês é fundamental para atuar em TI. Muitas informações, livros e artigos técnicos são escritos em inglês, ter a capacidade de ler estas ricas informações vão fazer com que você já dê um passo a frente da grande maioria dos outros profissionais. Essa aí ainda está faltando no meu currículo... 

Não vou dizer que é fácil atura na área de tecnologia, principalmente se você for mulher, as se você quer isso, se ama essa profissão, preconceitos e dificuldades não serão nada na frente do seu sonho. Eu amo o que eu faço e se não fosse analista, seria jornalista rsrs Mas não pretendo voltar pra área de comunicação. Nós mulheres somos apenas 20% do total de profissionais brasileiros no setor. De fato, segundo o levantamento do PNAD, 79% das mulheres que ingressam em cursos relacionados à área de TI abandonam a faculdade ainda no primeiro ano =( 

Apesar de tantos obstáculos, não faltam exemplos inspiradores de mulheres que desafiam os preconceitos e provam que lugar de mulher é na TI, sim. É o caso de Marissa Mayer, cientista da computação que ocupou posições estratégicas de liderança no Google e hoje é CEO do Yahoo! Ginni Rometty, CEO da IBM, e Sheryl Sandberg, COO do Facebook, também estão entre as executivas mais poderosas do Vale do Silício. 

Com competência de sobra, elas ajudam a pintar um cenário mais positivo para o futuro! Pinte o seu também! 








Deixe um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse. Esse espaço é seu!
Espero que tenha gostado do blog e volte sempre!