Hoje vou falar pra vocês sobre algo pessoal. Não sei se vão se interessar muito, mas acho que vale a pena ler pois eu aprendi muita coisa com o que eu passei e espero que sirva também de aprendizado para vocês.

Há dois anos e três meses eu peguei uma bactéria na lente de contato. Meu olho ficou vermelho mas minha oftalmologista disse que era uma pequena lesão no globo ocular o que ficaria bom em dois dias usando um colírio e uma certa pomada. No terceiro dia acordei CEGA. Isso mesmo: cega! Meu olho esquerdo estava totalmente branco! As pressas fui a um hospital especializado em olhos aqui na minha cidade e o resultado na urgência foi a seguinte: você está com uma bactéria no seu olho do qual resultou em uma úlcera. Deve ser feito um transplante de córnea urgente!

Claro que na hora fiquei nervosa e com medo de não ter córnea no banco, mas logo foi marcado a cirurgia e eu passei dois dias sem dormir, colocando de hora em hora um colírio para que o olho pudesse desinchar e assim, fazer o transplante. O procedimento durou mais de duas horas e eu nada senti e passei um mês sem sair de casa para que a recuperação fosse com sucesso.

Resumindo um pouco, depois um ano e ainda com a visão sem foco, passei por mais duas cirurgias: uma para diminuir o astigmatismo e a outro para retirar uma bolha d'água que criou com a pressão ocular alta. Ainda assim, nada da visão ficar legal... Por conta da lesão, a catarata do meu olho cresceu muito e tive que fazer a última cirurgia, essa recente que cheguei a comentar com vocês. Catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino, que não necessariamente afete a visão. Era o que estava ocorrendo com meu olho. 

Enfim, fiz a cirurgia e hoje minha visão está 80% recuperada. Para quem poderia ter perdido, isso já é o bastante. Claro que, com o passar do tempo, ela vai se adaptando e poderá ficar até 100%. Lembra que eu citei que usava lente de contato? Pois é, meu grau de miopia era 3,25, então de que adianta arrumar um olho e o direito ainda continuar com a miopia? Meu médico me impediu de usar lente e óculos e tivemos que fazer a refrativa, que a cirurgia que corrige a miopia. Gente, meu grau no olho direito está zerado!! Ou seja, consigo enxergar tudo de longe com perfeição!

Meninas, o que eu quero deixar pra vocês com isso tudo é: cuidado com as lentes de contato, não passem a mão suja nos olhos, porque assim também se pega bactéria ocular. Qualquer coisa estranha na visão procure um especialista. Tenha sempre uma segunda opinião, pois caso a minha oftalmologista tivesse detectado a bactéria antes, eu não teria passado por isso tudo. Infelizmente ainda existem erros médicos. Nunca desistam de nada em suas vidas, passei dois anos lutando pra isso, vivia direto no hospital, usando colírios e evitando muitas coisas para que hoje eu possa dizer que estou curada!

Era isso que eu queria compartilhar com vocês e quero que saibam que estou muito feliz! Para quem usa ou pretende usar lentes de contato, separei algumas dicas para vocês terem todo o cuidado.

Sinais de alerta

Nem sempre os problemas relacionados ao mau uso das lentes apresentam sintomas, por isso o acompanhamento periódico de um oftalmologista é fundamental. No entanto, há sinais dados pelos olhos sobre os quais é preciso estar alerta e, se for o caso, procurar um especialista.

- Olhos muito vermelhos ou inchados

- Ardência em excesso

- Prurido (coceira) em excesso

- Dor

- Fotofobia (aversão à luz)

- Visão em neblina

- Arco-íris, reflexos ou halos ao redor das luzes

Evite problemas

- Compre lente de contato apenas com um profissional habilitado, nunca pela internet

- Siga rigorosamente o processo de assepsia recomendado

- Lave e seque bem suas mãos antes de manusear as lentes de contato

- Maquie-se depois de colocar as lentes

- Tenha cuidado com sprays (como laquês e desodorantes)

- Guarde as lentes e os produtos de assepsia em local fresco e arejado, longe da luz, da umidade e do calor. Nada de geladeira ou porta-luvas do carro

- Mantenha as unhas curtas e limpas

- Cuide rigorosamente da limpeza dos estojos

- Evite pinças ou objetos pontiagudos para manusear as lentes

- Use os produtos corretos para assepsia. Jamais use soro fisiológico

- Descarte as lentes no período indicado

- Utilize apenas produtos recomendados por seu especialista







Um Comentário

Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente, opine, se expresse. Esse espaço é seu!
Espero que tenha gostado do blog e volte sempre!